Terapia de Grupo: Gaguez

Não é uma deficiência nem uma doença, a gaguez corresponde sim a uma perturbação da fluência da fala e, portanto, da comunicação. A pessoa sabe exatamente o que quer dizer, mas o seu discurso é caracterizado por repetições, prolongamentos, pausas inesperadas ou por bloqueios em que a fala é interrompida indevidamente.
É fácil de entender que a gaguez tem um impacto severo no bem-estar e qualidade de vida das pessoas que gaguejam, seja na sua vida pessoal, seja na sua vida profissional. Particularmente nos adolescentes e adultos, que já vivenciaram várias experiências negativas de comunicação, é recorrente o medo de se expor, o medo de gaguejar perante os outros, a vergonha e a fuga às variadas situações que envolvam a comunicação.

É verdade que a gaguez não tem como causa a ansiedade, trata-se de uma condição neurobiológica, mas também é verdade que tem um forte impato na qualidade de vida das pessoas.

Assim sendo, vendo a pessoa gaga como um todo, e procurando uma abordagem holística, foi construída uma intervenção em grupo para adolescentes e adultos com gaguez, que pretende focar os aspetos da fala, do "eu", dos pensamentos e emoções e do processo de comunicação, aliando a intervenção da psicologia e da terapia da fala.


Os grupos de intervenção em gaguez pretendem atingir uma comunicação integral, sem receios e sem sentimentos negativos. Estes grupos apresentam uma abordagem terapêutica inovadora baseada em evidência científica.
As sessões de grupo orientadas pela terapeuta da fala Ana Luísa Gonçalves e pela psicóloga Marta Silva juntam, além das especificidades das suas áreas de intervenção, técnicas de expressão dramática e teatro que permitirão à pessoa com gaguez expressar sensações, emoções, sentimentos e pensamentos com o seu corpo, possibilitando, através da expressão corporal, a consciencialização de si mesmo, das suas atitudes, posturas, gestos e ações quotidianas.
A terapia em grupo tem como objetivo reduzir comportamentos de fuga e evitamento de situações comunicacionais; desenvolver a autoestima, autoaceitação e autoconceito; desenvolver técnicas de respiração e relaxamento; reduzir/eliminar os momentos de tensões físicas associadas à gaguez; melhorar as skills para uma comunicação mais eficaz em diversos contextos (informais, profissionais e sociais).

Mais informações:
Programa de grupo
Os grupos de intervenção, para jovens e adultos com gaguez, terão as suas sessões na COOP21 em Braga, a partir de Janeiro de 2020. Cada sessão terá a duração de 90 minutos sendo o programa constituído por 10 sessões no total.