Maldivas: Low budget

25-06-2019

O que se pode dizer das Maldivas? São as Maldivas! E só este nome chega para nos transportar para um paraíso inimaginável. Paisagens de cortar a respiração, água cristalina a perder de vista, areia branca, animais marinhos de todas as espécies e feitios e o melhor de tudo: um orçamento bem longe de ser aquele orçamento provavelmente exorbitante quando se pensa nas Maldivas.

Sim é possível!

Depois de uma pesquisa que teve tanto de exaustiva como compensatória, (a República das Maldivas é constituída por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas) a escolha recaiu sobre a fantástica ilha de Fulhadhoo.

Longe dos resorts de luxo, longe das construções exaustivas e turismo em massa e pertinho daquilo que realmente aprecio, Fulhadhoo é o cantinho intocável no meio dos nativos locais e do seu dia-a-dia, é o cantinho de pequenos alojamentos, em contato com as pessoas locais, as suas tradições e costumes. Fulhadhoo foge aos luxos e preços exorbitantes e oferece amabilidade, hospitalidade e paisagens intocáveis.

Na zona oriental da ilha de Fulhadhoo existe uma aldeia local com cerca de 250 pessoas, e todo o resto da ilha é uma deslumbrante espécie de paisagem intocada com coqueiros, grandes lagoas turquesa límpidas e extensas praias de areia branca. Os moradores da aldeia parecem ligeiramente habituados aos turistas e mesmo quando estão envolvidos nos seus negócios são pessoas amáveis com bons acenos e sorrisos felizes. As crianças são curiosas com os turistas e observam com sorrisos carinhosos, e tímidos, os turistas sem grande aproximação.

Existe um centro médico, uma mesquita e duas lojas rurais na aldeia de Fulhadhoo. Não existe caixa de multibanco na ilha pelo que é (muito) importante levantar, ou trocar, dinheiro em Malé.

Fulhadhoo é o ideal para pessoas que procuram um refúgio tranquilo na natureza paradisíaca sem os luxos exorbitantes associados. A vegetação exuberante do interior é complementada pela fauna local deliciosa para amantes da natureza e vida selvagem. Para quem gosta de snorkeling e mergulho livre este é um local simplesmente de sonho. Nadar com as belas e enormes mantas, ou simplesmente observa-las no final da tarde junto ao porto da ilha, é uma experiência emocionante. E o que dizer de nadar com uma família de gigantes tartarugas? Emocionante e único.

Algumas ilhotas desabitadas à volta de Fulhadhoo possuem magníficos bancos de areia que são possíveis de visitar.

Fiquei completamente rendida com este cantinho das Maldivas, pela sua essência pura, pelas paisagens intocáveis, pela amabilidade dos locais, pela fauna e flora de encher e transbordar o peito.

Se a escolha podia ser outra? Podia, mas não seria certamente tão apaixonante!

Como chegar? Viajei para Malé a partir de Colombo, capital do Sri Lanka, pela China Eastern. Um voo com uma duração de 1h30min.

A ilha de Fulhadhoo fica a 120 km do Aeroporto Internacional de Malé e a 40 km do aeroporto doméstico, na ilha de Dharavandhoo. O tempo de viagem é de aproximadamente 2 horas em speedboat, dependendo das condições meteorológicas.

Depois de chegar a Goidhoo, os passageiros são levados para Fehendhoo por um pequeno barco, que demora cerca de 10 minutos. O preço da viagem é de 80€ por pessoa, ida e volta.

Onde ficar? Azoush Tourist Guest House. Uma guesthouse amorosa, a menos de 5 minutos da praia, com regime de pensão completa ou meia pensão com preços que variam desde os 30€ por quarto. Os quartos são amplos, confortáveis e limpos. Todos eles têm com ar condicionado e casa de banho privativa.

A equipa é fantástica, extremamente prestável e amigável. Todo o pessoal da guesthouse é incrivelmente bem-disposto e pronto a oferecer o melhor e a tornar os dias de estadia únicos.

Quando ir? Por aqui a época escolhida foi o Natal! Passar o Natal entre coqueiros e água cristalina e realizar uma ceia de Natal, sem festejos, à base de peixe grelhado foi uma verdadeira aventura e uma experiência fascinante. 

As temperaturas médias em Fulhadhoo variam muito pouco. As temperaturas são quentes o ano todo, com uma probabilidade muito baixa de chuva ao longo de todo o ano. Os meses mais quentes para visitar Fulhadhoo são abril, maio e junho.

© 2019 Lifestyle da Terapeuta blog. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora